sexta-feira, 30 de abril de 2010

CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES DA UFPB

Vimos por meio desta, esclarecer os fatos que vêm ocorrendo no âmbito do Diretório Central dos Estudantes da UFPB (DCE/UFPB).

1. A gestão “Chega de Conversa”, eleita em fevereiro de 2009, terminou em fevereiro deste ano, recusando-se até o presente momento a realizar novas eleições.

2. Tal gestão não realizou a prestação de contas da entidade, tomando pra si um valor de aproximadamente R$ 200.000,00, obtidos através da confecção de carteiras de estudantes.

3. No dia 20 de abril, a reunião do Conselho de Entidade de Base (Coebe) legitimou a formação de uma Comissão Gestora, cabendo a esta manter o processo de distribuição das carteiras de estudante e em conjunto com a Comissão Eleitoral dar início ao processo de eleições.

4. Na tentativa de tornar o processo mais transparente e democrático, duas vagas da Comissão Gestora foram destinadas aos representantes do grupo “Chega de Conversa”, que até o presente momento não se manifestaram sobre a ocupação das mesmas.

5. Neste contexto, estudantes e membros da Comissão Gestora julgaram legítima a proposta de ocupação do Diretório Central dos Estudantes, no sentido de efetivar as deliberações anteriormente aprovadas no Coebe. Dessa forma, na noite da última quarta-feira, aproximadamente cem estudantes presenciaram a ocupação da sede administrativa do diretório.

6. No presente momento a Comissão Gestora trabalha em conjunto com o Ministério Público, no sentido de reaver as carteiras de estudantes retiradas da sede da entidade, além da obtenção da prestação de contas para que se possa haver controle no processo de confecção e distribuição das carteiras estudantis.

Frente de Ocupação do Diretório Central dos Estudantes / UFPB
Acessem: www.pelofimdaimpunidade.blogspot.com

3 comentários:

  1. O Movimento Estudantil está de Luto por atitudes tão grotescas como essa, nós do Movimento Mudança, esfera organizada em âmbito secundarista, universitário e em outros Movimentos Sociais, lamentamos tais atitudes e pedimos a realização imediata das eleições para o DCE da Universidade Federal da Paraíba, entendemos que o Movimento Estudantil tem que ser renovado no dia-a-dia, repudiamos qualquer atitude de violência, seja ela de qualquer natureza, pelo fim da impunidade.
    eleições já!
    Witor Hugo
    representante Estudantil no Consuni - UFC
    Direção Nacional do Movimento Mudança!

    ResponderExcluir
  2. Só uma correção rápida: o lance das carteirinhas movimento no mínimo 240 mil reais.

    10 reais é o preço cobrado.
    2 reais (preço arredondado) é o valor de custo.
    8 reais é o que fica no DCE.
    e 30 mil é o número de matrículas...
    o que dá aí 240.000 reais, no mínimo!

    ResponderExcluir
  3. Não devemos nos ater a números, mas é um pouco menos de 240.000 porque alguns CA's (o de Biologia não é um deles) já tiveram seus répasses efetuados.

    Concordo que as eleições devem ser realizadas o mais rápido possível, mas respeitando o período de debate obrigatório de acordo com o estatuto.

    ResponderExcluir